No século XVIII, os moradores de Natal eram divididos entre os bairros da Cidade Alta e da Ribeira. Quem vivia nas imediações da igreja matriz, era chamado de “xaria”, que significava comedor de xaréu, um peixe de alto valor econômico; por outro lado, quem crescia perto do porto era apelidado de canguleiro, comedor de cangulo, peixe barato encontrado facilmente nas feiras. Após anos, a cidade cresceu e os apelidos foram sendo inutilizados. Mesmo assim, os dois bairros antigos representam, hoje, o berço da cultura e da história natalense.

h-1
Foto da Revista Life mostra o bairro da Ribeira em 1941

Se o primeiro deles é lugar do atual comércio natalense, o segundo se mantem como região boêmica e cultural da cidade. É na Ribeira onde ficam a maioria dos teatros, bares e grupos que buscam produzir cultura genuinamente potiguar. Dessa forma, temos o objetivo de reviver o termo “Canguleiro”, mas desta vez com a ousadia de resignificar a palavra.

É canguleiro quem incentiva e admira a cultura potiguar, quem está dia após dia tentando conseguir viver de sua arte e quem busca, de qualquer maneira, se sentir mais próximo e identificado com a terra em que vive.

Da mesma forma que o recifense tem amor pelo Pernambuco e o carioca pelo Rio de Janeiro. É comedor de cangulo aquele que tem orgulho de ser da Ribeira, de Natal.

Conteúdo Potiguar

Vamos trazer pra vocês histórias e notícias que envolvam cultura, cidadania e entretenimento. Quadros semanais pretendem resgatar os artistas do passado e também os atuais. Contaremos com colunas de diversos temas, como gastronomia, música e crônicas.

Além disso, o nosso Instagram e o Facebook continuará com as fotos dos seguidores e os desenhos semanais. Siga a gente nessas redes sociais para receber todo o conteúdo preparado pela equipe d’O CANGULEIRO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s