No fim do ano passado, Paulo Fuga, Vanessa Trigueiro e Pedro Medeiros foram às suas cidades de origem, no interior do estado, com um único objetivo: fotografar as lembranças da infância de cada um. Dessa forma, surgiu o projeto “Câmara Clara – Cartografia do Afeto”, que será lançado hoje, em São Miguel do Gostoso e irá percorrer 15 cidades do estado.

Os três fotógrafos buscaram, em comum, registrar memórias ligadas aos seus avós. Paulo Fuga, por exemplo, foi até Mossoró, cidade do alto oeste potiguar, com o objetivo de fotografar os lugares que passou a infância, mas acabou voltando pra casa com imagens das pessoas que conviviam com ele quando criança. “Eu acabei vendo que os meus avós estavam do mesmo jeito”, falou o mossoroense por telefone.

Já Vanessa, focou a ausência nos seus cliques. Natural de Assu, ela visitou os locais favoritos do seu avô. A todo momento, ela tentou retratar a presença dele para que sintamos a falta que fazem. Pedro, por sua vez, foi até o município de Areia Branca. Neto de fotógrafo, ele buscou percorrer o caminho do avô nas praias da costa branca.

Foto por Vanessa Trigueiro
Vanessa buscou retratar a ausência dos avós

Essas viagens ao passado resultaram em uma exposição com 30 fotos, que irá passar por cidades como Macaíba, Florânia e Martins entre março e julho deste ano. Além dos registros, eles também pretendem ministrar oficinas de fotografia gratuitas para a população que tem máquina fotográfica e, no final, expor o trabalho feito pelos moradores em uma intervenção artística.

A primeira cidade a receber a Câmara Clara é São Miguel do Gostoso, com a realização da vernissage nesta segunda feira e as oficinas de terça a quinta feira. Na sexta (11), as fotos dos alunos vão ser exibidas no local. Na próxima semana, eles partem para a cidade de Goianinha.

O projeto, com patrocínio da Cosern através da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, chega ao fim no mês de outubro, com a vinda da exposição para Natal. Além disso, também será lançado um documentário sobre o projeto, produzido por Johann Jean, que participou da produção do curta potiguar “Três Vezes Maria”.

 

PROGRAMAÇÃO

São Miguel do Gostoso

07 a 11 de março

Goianinha

14 a 18 de março

Macaíba

21 a 25 de março

Serra Negra do Norte

04 a 08 de abril

Jardim do Seridó

11 a 15 de abril

Florânia

18 a 22 de abril

Santa Cruz

25 a 29 de abril

São José do Campestre

02 a 06 de Maio

Campo Grande

9 a 13 de maio

Lajes

20 a 24 de junho

Mossoró

27 de junho a 01 de julho

Grossos

04 a 08 de julho

Assu

11 a 15 de julho

Apodi

18 a 22 de julho

Martins

25 a 29 de julho

Natal

Outubro/2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s