Procurei por Manoel de Barros no nada. Mais precisamente no “Livro sobre Nada” da biblioteca. Mas o que seria o nada, questione-me em primeiro momento. Ao finalizar a obra, pouco descobri sobre minhas perguntas relacionadas ao tema, no mínimo, estranho.

O que um autor queria dizer falando sobre moscas e pedras que pensam, continuei a me perguntar. A resposta eu só vim descobrir depois que me apareceu, meio que sem querer, uma versão digital do “Meu quintal é maior que o mundo” – uma antologia poética da editora Alfaguara – o qual logo baixei e comecei a ler, com a mesma curiosidade da primeira tentativa.

Diferente, esta experiência foi muito mais didática se comparada a anterior.

Logo de cara me deparei com o prefácio explicativo sobre o modo de escrita do poeta, dizendo que “Manoel nunca temeu afirmar que o nome empobrece a imagem. Que a palavra a diminui e prende”.

Mal sabia eu o poder dessa última frase.

A partir disso, comecei a observar os poemas de Barros com outros olhos: os dele. Os olhos de menino, que mal aprendeu o significado das palavras.

Um menino pode por uma gravata em urubu, por exemplo; ou um poeta consegue lamber as palavras e sentir o gostinho de cada uma delas. Isso tudo porque, de acordo com Manoel, as palavras podem ser muito mais que os significados que aprendemos. E ainda disse mais! Que o mundo pode ser além daquilo que nos é ensinado.

E assim, enquanto “Bernardo tenta encolher o horizonte no olho de um inseto”, Manoel consegue guardar um tudo em um grande nada. E nos ensina que o nosso quintal abriga uma realidade infinita, maior que o mundo. Viva Manoel!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s