Ela viu as ondas pela primeira vez aos 11 anos, em uma viagem a Pernambuco. Desde então, o barulho do mar e o vai e vem do oceano nunca saíram da cabeça de Zila Mamede. Nascida na cidade de Nova Palmeira, na Paraíba, no dia 15 de setembro de 1928, ainda criança veio morar no Rio Grande do Norte com os pais, mais precisamente em Currais Novos.

Em 1942, com 15 anos, mudou-se para Natal. Naquela época a cidade estava lotada de americanos e o cotidiano dos moradores eram influenciado pelo ritmo da guerra. “Um mundo estranho, um mundo de guerra, as ruas furadas, blecaute, proibições disso e aquilo”, relatou a poetisa em um depoimento à Fundação José Augusto, resgatado pelo livro “Escritoras do Rio Grande do Norte”, das autoras Constância Lima e Diva Cunha.

zilamamedecamaracascudo
Zila Mamede e Câmara Cascudo, na década de 60

Após concluir os estudos, Zila partiu para o Rio de Janeiro e cursou biblioteconomia na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Em seguida, a jovem ainda fez uma especialização nos Estados Unidos.

Ao retornar a Natal, começou a trabalhar como bibliotecária e foi responsável pela organização da Biblioteca Central da UFRN e da Biblioteca Pública Câmara Cascudo. Mas, foi nos livros que Zila conseguiu reconhecimento nacional. A primeira obra, “Rosa de Pedra”, lançado em 1953, recebeu elogios de Manoel Bandeira. “Um dos melhores livros de versos brasileiros”, relatou o poeta pernambucano.

Ela ainda lançou mais oito livros de poesia, entre eles “Arado”, o qual aborda a vivência no semiárido nordestino, e “Navegos”, que reúne a produção poética da escritora.

Mesmo escrevendo sobre outros temas, o mar esteve presente em muitos dos seus poemas, como o “Partida” e a “Canção do Afogado”. O fascínio pelo oceano transcendia os livros. Costumava, por exemplo, atravessar a nado a praia do Forte em direção ao rio Potengi. E foi em um desses exercícios diários, no dia 13 de dezembro de 1985, que Zila Mamede morreu afogada. Morreu por aquilo que tanto amou, conquistada pelo mar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s