Entre o rio Potengi e a linha do trem, mais de três mil pessoas vivem sob a proteção da Nossa Senhora do Rosário. A comunidade do Passo da Pátria fica localizada na parte baixa da Cidade Alta e é conhecida por abrigar a imagem da padroeira de Natal. Mesmo com a benção da santa, o local nasceu marginalizado, entre o século 19 e 20, e hoje carrega estereótipos negativos, repercutido pela imprensa e pela própria população.

Com o intuito de mostrar um novo olhar sobre os moradores do Passo, o fotógrafo Aléx Regis decidiu fazer um documentário em que pudesse contar a história de vida daquelas pessoas. Após três anos de produção, “Passo da Pátria – Porto dos Destinos” será lançado nesta sexta feira (8), gratuitamente, no auditório do IFRN Cidade Alta às 20h.

A ideia veio de uma conversa com um pescador da região, enquanto Aléx tentava fotografar o local. “Depois de fazer a foto, comecei a conversar com Nino do Peixe e ele falava do Passo com um orgulho, um brilho no olhar, que me despertou o interesse de pesquisar a história da comunidade”, relatou o diretor.

Em seguida, o fotógrafo procurou o jornalista e dramaturgo Paulo Dumaresq para assumir, em conjunto, a direção do filme,o qual conta com trilha sonora original, assinada por Adriano Azambuja.

“Optamos por uma fotografia limpa, sem muitos efeitos e luz natural. Aproveitamos ao máximo as cores da comunidade. Cor é vida. E o Passo tem sua dinâmica própria na colorida alegria de seus habitantes”, explicou Paulo.

Após o lançamento na Cidade Alta, o documentário “Passo da Pátria – Porto dos Destinos” será projetado na própria comunidade para, em seguida, percorrer festivais nacionais.

Senas do filme Passo da Pátria Porto de Destinos - Imagens divulgação
Senas do filme Passo da Pátria Porto de Destinos – Imagens divulgação
Senas do filme Passo da Pátria Porto de Destinos - Imagens divulgação
Senas do filme Passo da Pátria Porto de Destinos – Imagens divulgação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s