Como o email, antes mera correspondência virtual, está se transformando em uma peneira de conteúdo em meio a confusão de informações

Sempre gostei de usar email, acho profissional. Nos últimos meses, porém, além das mensagens do trabalho e das confirmações de compras online, venho descobrindo uma nova funcionalidade desse serviço: a newsletter. Estruturada em forma de boletins com hipertextos e enviada diretamente para a a caixa de entrada do email, essa ferramente está sendo reutilizada por autores e diversos profissionais que trabalham com mídias sociais.

Nada de marketing ou de ofertas imperdíveis, a newsletter atual foca no conteúdo. Mais que isso, o conteúdo especializado. Eu sigo, por exemplo, autor que fala de literatura, cultura pop e até de empreendedorismo. E os formatos são variados: listas, textos pessoais, contos, indicações de livros, etc.

Muitos funcionam como um blog. A escritora Aline Valek, que inclusive assina uma coluna na Carta Capital, envia semanalmente algumas crônicas e textos de própria autoria no Bobagens Imperdíveis. Já o Não diga alô, diga alor Maceddona conta fatos engraçados (ou nem tanto) do cotidiano de um jovem em Maringá, no Paraná.

Fora os inúmeros serviços de sites de notícia, como o do Nexo, portal de notícias que envia de manhã um resumo do que está acontecendo no Brasil e no mundo, e do Medium, oferecendo dezenas de sugestões de leituras diárias.

E o cenário só tende a crescer. Em uma pesquisa realizada com os meus seguidores, 43% assinavam algum tipo de newsletter para acompanhar as publicações de blogs e de assuntos de interesse pessoal. Os outros 51%, claro, podem ser vistos como um público em potencial.

Isso porque temos que lidar com um fluxo cada vez maior de informação, seja no facebook, nos sites de notícias ou nos grupos do whatsapp. A newsletter, feita por profissionais da área (como escritores, jornalistas e empresários) é uma alternativa de filtro para essa avalanche de conteúdo virtual, uma espécie de curadoria de links, textos e indicações de produtos.


cabeçalho

~Aproveitando para indicar a newsletter do canguleiro~

ASSINE AQUI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s